terça-feira, 30 de setembro de 2008

A moda agora é...

Nada de filho da puta, corrupto ou qualquer outro adjetivo típico para denegrir a imagem de um político. No Maranhão a moda é “ensarneyzar” geral. Nada mal, se levássemos em conta apenas as peripécias do clã em seus 40 anos de dominação do Estado.

O paradoxo apresenta-se por conta do fato de que grande parte dos que proferem tais “acusações” estiveram ou estarão (por que não?) ligados ao dono do Mar (anhão). A estes, o maniqueísmo, comum do período eleitoral, tratou de caracterizar como “Jacksistas”, em alusão às ligações com o “libertador do Maranhão”. Mas é claro que o “palavrão Sarney” é mais pesado, sendo, ainda, uma ofensa muito mais grave. “Dizer que eu comprei votos pra me eleger e xingar a minha mãe pode! Agora dizer que eu liguei pra Roseana é sacanagem, pô!”.

Mas não podemos no esquecer dos “corajosos” que assumem sua sarneydade abertamente e ainda colocam a “Rôse” pra pedir voto na TV. Suicídio, fidelidade acima de tudo, ou esperteza?

Não duvidem, o mundo da política maranhense dá tantas voltas, que o xingamento de hoje pode, “naturalmente”, voltar a ser um elogio amanhã, principalmente porque a “libertação” não anda lá muito bem das pernas. A moda primavera/verão da política maranhense pode ser outra já no outono/inverno.

Um comentário:

Lívia disse...

Muito sensato seu post,amor.
Agora,leve em conta q isso se dá aki em São Luís,a "ilha rebelde".Pq eu,q ando pelos interiores do estado,ouvi isso de uma eleitora de um canditato sarneysta:"Gente,mas pq todo mundo tem raiva dos sarneys?Pelo menos qdo eles estão no poder eles fazem alguma coisa!"Isso eh culpa da libertação do MA,q como vc disse,nao anda bem das pernas.Ou eh so ignorancia mesmo...rsrs